5 dicas de quartos “Montessoriano” para o seu bebê

0
3946

Oi Mamães, sei que algumas de vocês já devem ter ouvido falar em “Quarto Montessoriano”, mas aquelas que ainda não conhecem deixo aqui 5 dicas para vocês se inspirarem na hora de decorar o quartinho dos seus bebês.

Primeiramente vamos entender o que é o Método Montessoriano e como surgiu:

Método Montessori é o nome que se dá ao conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos criado ou idealizado inicialmente por Maria Montessori. De acordo com sua criadora, o ponto mais importante do método é, não tanto seu material ou sua prática, mas a possibilidade criada pela utilização dele de se libertar a verdadeira natureza do indivíduo, para que esta possa ser observada, compreendida, e para que a educação se desenvolva com base na evolução da criança, e não o contrário.

Montessori escreveu que o desenvolvimento se dá em “planos de desenvolvimento”, de forma que em cada época da vida predominam certas características e necessidades específicas. Sem deixar de considerar o que há de individual em cada criança, Montessori pode traçar perfis gerais de comportamento e de possibilidades de aprendizado para cada faixa etária, com base em anos de observação.

 

Trazendo as influências para o dia a dia dos filhos:

 

Baseado na teoria de Maria Montessori, vamos aplicar ao dia a dia das crianças técnicas de desenvolvimento de forma que a criança tenha autonomia e tudo ao seu alcance para que possa explorar e aprender brincando.

Dica nº1: Cama x Berço

9

8

O berço do bebê deve ser substituído por uma cama baixinha, ou por um colchão ao chão, de maneira que a criança consiga sozinha deitar-se e levantar-se com propriedade e segurança.

Dica nº 2: Tudo ao alcance da criança

 

3

17

O quarto deve ter tudo ao seu alcance para que sozinho ele consiga escolher com o que brincar e aprenda com a ajuda dos pais a guardar tudo em seu devido lugar.

Dica nº3: O olhar do bebê

 

5

É de extrema importância que tudo esteja à altura dos olhos do bebê…

Os cantinhos de leitura são um charme!!!
Os cantinhos de leitura são um charme!!!

 

Dicaº4 Decoração Minimalista

2

6

Procure deixar poucos brinquedos no quarto para que a criança consiga explorar o que há de melhor e mais educativo em cada um, num esquema de rodízio, assim acabará utilizando todos os brinquedos.

Dica nº5: Ideias para se inspirar

Lembrando que os espelhos devem ser de material plástico
Lembrando que os espelhos devem ser de material plástico
Os baixinhos vão se sentir mais independentes na hora de brincar
Os baixinhos vão se sentir mais independentes na hora de brincar

Para quem não possui muito espaço, ou quer apenas um Cantinho Montessoriano, fica a dica de algumas decorações indispensáveis:

 

Use sua criatividade...
Use sua criatividade…

20

O amor é essencial...
O amor é essencial…

 

Bom mamães, futuras mamães, usem a criatividade e o amor para se inspirarem e criarem lindas decorações para seus filhos, me contem aí, qual você mais gostou???

 

Beijos e até a próxima!!!